Literatura na grécia
A literatura Grega ao longo de sua evolução construiu quase todos os gêneros literários atuais. A Ilíada e Odisseia, tendo como autor Homero, caracterizou a sociedade Grega e segundo alguns historiadores a literatura latino-americana foi inspirada pela filosofia, letra e das belas artes, ou seja, tendo a Grécia como a principal fonte de inspiração.
Durante a idade Média a produção literária estava muito vinculada aos processos de ordem política e social da época. Porém com as invasões dos Bárbaros, ocorreu uma ruralização da sociedade , ou seja, grande parte da sociedade não tinha acesso às obras literárias e nem algum tipo de leitura ou idioma.
Durante o império de Carlos Magno houve uma reorganização, onde atividades culturais (incluindo literatura) tiveram seu maior destaque, pois Carlos mandou restaurar às antigas escolas e construir novas em seu império com o objetivo de destacar a cultura Greco-romana,e no entanto os mosteiros foram os mais importante centros de preservação da cultura Greco-romana e de onde saíram varias produções literárias.Abaixo as principais características da Literatura Medieval:
- Abordagem de temas religiosos: vida de santos, alma humana, moral cristã, existência de Deus, passagens da Bíblia Sagrada, interpretações religiosas de aspectos cotidianos, etc.
- Influência da filosofia grega, principalmente dos filósofos Aristóteles e Platão.
- Textos escritos em latim.
- Livros feitos à mão e copiados (reproduzidos) pelos monges copistas.
- Usavam o pergaminho para escrever os textos.
- Os livros eram ilustrados com iluminuras (desenhos feitos nas margens).
- A partir do século XII começam ser escritos textos relatando feitos heroicos, guerras e batalhas, Cruzadas e a vida dos cavaleiros medievais. Neste contexto, destaca-se o Ciclo Literário Arturiano, que se refere ao Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
Sendo que o principal tema relacionado a literatura Greco-romana era a