Ranma 1/2
Nada mais intrigante que um nome que não faz sentido! Mas nesse anime, loucura e diversão estão juntas lutando a favor da escola de artes marciais Musabetsu Kakutou-ryuu.
Tudo começa quando nosso personagem principal Saotome Ranma e seu pai Saotome Genma vão para China treinar nos campos de águas termais Jusenkyo. Nesse campo de treinamento, Ranma cai em uma nascente amaldiçoada, onde uma menina morreu afogada há mais de 1500 anos. A partir dai, todas as vezes que Ranma molhar-se com água fria, torna-se uma garota linda e ruiva; e com água quente, volta ao estado normal. Explicando assim, o título ½: meio homem, meio mulher.
Genma não fica para trás na maldição e transforma-se em um panda. Mas a complicação da história só começa quando Genma promete ao amigo Soun Tendo, que Ranma casará com uma de suas filhas para dar continuidade ao Dojo da família. E a escolhida foi a mais nova, Tendo Akane, que odeia meninos e é tão forte quanto um garoto. É onde começa o enredo e a briga amorosa eterna entre Akane e Ranma.
A história inteira mostra os desafios e as lutas que Ranma trava para honrar a escola de artes marciais de sua família, Musabetsu Kakutou-ryuu e sua busca incansável para livrar-se da maldição de Jusenkyo. Mesmo sendo um anime de luta, o humor é presença constante do começo ao fim. As lutas são situações inusitadas e até mesmo improváveis para que haja a satirização dos acontecimentos.
O anime teve seu auge na década de 90 e foi transmitido no Brasil em rede aberta. Confiram a abertura original em português: https://www.youtube.com/watch?v=GXxWBdHzDfk Essa abertura está bem fiel ao japonês, mas sempre irei preferir o áudio original.
A autora da série é Rumiko Takahashi, a mesma quem fez Inu Yasha e Maison Ikkoku. O traço de ambas as obras são idênticos, deixando os personagens iguais e marcando o estilo da autora. Por ser antigo, é um pouco pesado e grosso, mas não tira o crédito da história. A série de Ranma não possui um final