O Mangá na Cultura Brasileira
Trabalho apresentado ao curso de Designer Digital do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO.
Orientadora: Rosangela Maria de Moura
Osasco
2013
SUMÁRIO
1
Bruno Gregório 12201611 2
Danilo Macedo de Souza 12201612 2
Mauricio Alexandre Souza dos Santos Junior 12200639 2
O MANGÁ NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA 2
1.INTRODUÇÃO 4
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVOS 6
4.MATERIAL E MÉTODOS 7
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar ao curso de Design Digital (mais especificada-mente na área da Disciplina de Desenho) a influencia que o mangá teve na Cultura Popular Brasileira. No entanto é necessário voltar a um período importante no século XX a fim de expor como o Mangá em si se tornou famoso no Brasil, isto é, a Imigração Japonesa para o Brasil durante os intervalos de tempo entre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais.
O Mangá (que é o modo como os japoneses chamam as historias em quadrinhos em seu país) se tornou uma febre mundial que contagiou milhares de pessoas devido a seus métodos de como as historias e as situações eram feitas, se tornando rivais das HQs americanas, isso sem contar o fato de que influenciaria as novas gerações de ilustradores e desenhistas do país.
Todavia não fora apenas a imigração japonesa e os mangá no mercado de consumo que popularizou o estilo na cultura brasileira e sim os Animes que tomaram conta das programações infantis/adolescentes na TV durante o século XX, principalmente com o surgimento da dublagem como carreira de profissão.
Em geral, o Mangá não só provou ser uma fonte de lucro no mercado Ocidental como também fascinou a massa, isso devido ao fato de seus roteiristas se inspirarem no Drama Japonês, tornando as historia mais cativantes para o publico.
2. JUSTIFICATIVA
O motivo por qual é