Mangás
Ensino Médio Politécnico
MANGÁS: DO JAPÃO AO MUNDO
Nomes: Eduardo Reckziegel, Murillo Tramontini e Vitória Bazanella
Turma: 2ºEM1
Disciplina: Seminários Integrados
Professora: Rosmari Cazarotto
Encantado, agosto de 2013.
1 Introdução
O presente trabalho é sobre quadrinhos, mais concretamente os mangás, as histórias japonesas, os períodos desde sua criação até a chegada no Brasil, o estopim na televisão, sua relação íntima com o povo nipônico e a influência na economia do Japão, abordando superficialmente sua decadência e algumas curiosidades.
São objetivos deste trabalho conhecer melhor o universo dos quadrinhos e compreender o por que de serem tão populares não somente em seu país de origem, mas no mundo inteiro, e apresenta-los para aqueles que ainda não o conhecem.
Está organizado em cinco partes principais. Na primeira parte, é abordado o surgimento do fenômeno do mangá no Japão e sua chegada sorrateira em terras brasileiras. Na segunda parte, é falado sobre os mangás que fizeram sucesso a ponto de chegarem à televisão em forma de animação e como foi o estopim dos animês no Brasil. A terceira parte mostra a relação íntima que os japoneses têm com os quadrinhos e como eles são fundamentais no aprendizado. A quarta parte relata a publicação das histórias e a influência que elas têm na economia japonesa. A quinta parte aborda a criação da lei 156 e a decadência dos quadrinhos.
A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas.
2 A história do mangá
2.1 Japão
As histórias em quadrinhos japonesas são consumidas fervorosamente todos os dias em seu país de origem, dificultando o trabalho de imaginar um Japão sem mangá. Contradizendo as expectativas dos ocidentais, o público não é composto apenas por crianças e pré-adolescentes, mas universitários, executivos, donas de casa e