Recursos Humanos
1.1Breve histórico e evolução do tema
¹A motivação antes da revolução industrial tinha um significado muito diferente dos dias atuais. A mesma tinha forma de medo, punição, física- financeira.
Observa-se que a punição era uma forma de motivar os colaboradores no ambiente de trabalho onde foram caracterizadas no sentido real sob a forma de lesão de ordem física.Com a industrialização maciça veio à cultura de produtividade em larga escala e essa preocupação com produtividade, exigia um aperfeiçoamento dos procedimentos realizados.
A palavra motivação deriva do latim movere, que significa mover.
A motivação é uma força poderosa que reside naturalmente no interior das pessoas, dando sentido a sua existência. É a vontade de viver, agir, criar, participar, realizar, ser útil.
Segundo GIL (2010.p 201) “A motivação pode ser entendida como principal combustível para a produtividade da empresa”.
E o autor continua a falar que a motivação depende da força de seus motivos, são eles que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos, são as molas da ação. Também se pode identificar os motivos com as necessidade e dizer que os indivíduos são movidos pelas necessidades. Os mesmos dirigem-se para o objetivos que estão fora dos indivíduos.
De acordo com Fidelis e Banov (2010, p 44)
“Os fatores motivacionais são internos, estão sob controle do indivíduo, pois então relacionados com aquilo que ele faz, com a natureza de suas tarefas. Envolvem a realização, o reconhecimento, o crescimento profissional, a responsabilidade, o progresso e o trabalho em si. Um plano de carreira bem elaborada pode ser um fator motivacional para um empregado. “
Já para CHIAVENATO ( )
“Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa agir de determinada forma, ou pelo menos, que dá origem a um comportamento especifico. Esse impulso a ação pode ser provocado por um estimulo externo (provindo ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do