Tribos urbanas
Introdução
Este trabalho tem como objetivo definir o que é tribo urbana, seu sistema e sua influência no desenvolvimento durante a adolescência.
Em especial citaremos uma entre várias ramificações, os Otakus. Originados do Japão, aqui os brasileiros são adeptos da cultura do país, venerando seus costumes e, principalmente, a influência da mídia em seus jovens que serão especificadas posteriormente.
Contém entrevistas com membros dessa tribo que esclarecem suas perspectivas em relação a interação social possibilitada dentro dessa coletividade.
Definição
As tribos urbanas são formadas de jovens, em sua maioria, que compartilham estilos musicais, moda, linguagem, valores culturais, hábitos e às vezes, ideologias políticas. Pelo fato de serem mais comuns nas grandes metrópoles, esses grupos têm essa nomenclatura.
Algumas dessas tribos podem ser consideradas como movimento de contracultura, ou seja, procuram abandonar suas culturas instintivas apresentando comportamentos e vestuário contrários ao padrão de normalidade estruturado pela sociedade da qual eles se negam a pertencer.
Outros podem estar apenas tentando se encaixar nela, buscando uma socialização com indivíduos semelhantes entre si, porém diferenciados dos demais.
Em ambas as situações, nota-se a sugestão de um estilo de vida adotada por jovens que buscam definir sua identidade no meio de uma massa estimulada a seguir padrões de consumo e de gostos impostos pela mídia.
Tribos urbanas em relação ao desenvolvimento na adolescência
Uma fuga contra a pressão que a família exerce nessa transição no quesito comportamental, são os grupos de amigos. Neles, os adolescentes buscam afeto, orientação, entendimento e autonomia. As relações estabelecidas dentro desses grupos é uma espécie de “ensaio” para a intimidade na vida adulta.
Nesse contexto de desenvolvimento, a tribo urbana ajuda o adolescente no estabelecimento de sua identidade, gerando obediência às