Frameworks de persistência
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Santa Cruz do Sul, RS – Brasil Santa Cruz do Sul – RS – Brasil
Abstract. To one of the main goals of software engineering which is the reuse, where through the reuse of software is obtained by increasing the quality and reducing the effort of development, the idea of object-relational persistence is combine the advantages of using a model geared towards objects to the construction of an application, with the performance and reliability of the database relational. In this article a brief description will be made on the framework Hibernate is done describing how the object-relational mapping, and consultations through the language of the framework HQL.
Resumo. Visando um dos principais objetivos da engenharia de software que é o reuso, onde através da reutilização de software obtém-se o aumento da qualidade e redução do esforço de desenvolvimento, a idéia de persistência objeto-relacional é reunir as vantagens de se utilizar um modelo orientado a objetos para a construção de uma aplicação, com a performance e a confiabilidade de banco de dados relacionais. Neste artigo será feita uma breve descrição sobre o framework Hibernate descrevendo como é realizado o mapeamento objeto-relacional, e as consultas através da linguagem do framework HQL.
1. Introdução
Os bancos de dados orientados a objeto (OO) ainda evoluem em ritmo lento, devido, entre outros fatores, à falta de base teórica sólida (como álgebra relacional) para algoritmos e otimização. Mesmo que um dia se tornem alternativas viáveis e bancos relacionais, para uso geral, ainda assim sua forma de representar objetos é bem diferente de que uma JVM os representa. Tem que ser assim, pois enquanto a JVM precisa otimizar a representação de objetos para armazenamento em memória a execução de código, um banco de dados OO precisa otimizar essa representação para leitura e recuperação