Discauculia
[pic]
Os pais, assim como os professores têm importantes questões sobre discalculia. As perguntas mais freqüentes são:
• Que tipo de dificuldades a dislcalculia se refere? • Será que fiz algo de errado? • Que tipo de ajuda é necessária? • A discalculia pode ser curada?
A discalculia pode ser curada? A resposta simples é sim! O diagnóstico discalculia é sempre apenas uma descrição do atual estágio de desenvolvimento, aplicável por um período máximo de um ano. Como a criança desenvolve, as dificuldades que existiam no ano anterior podem ser minimizadas ou quase desaparecem. Se a criança está recebendo tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. No entanto, muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave, por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos. É habitual que os estudantes irão continuar a ter características destas dificuldades, de uma forma suave, em toda a vida adulta. Capacidade de concentração, no entanto, geralmente melhora consideravelmente, e que muitas vezes vem com a compreensão de conceitos matemáticos e símbolos.
Traduzido e adaptado do livro What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg. 27
EFEITOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Ilana Lima
ATENÇÃO SELETIVA
- Distrai-se com estímulos não relevantes; - Fatiga-se facilmente quando tenta concentrar-se; - Apresenta conexão e desconexão.
MEMÓRIA - Dificuldade de memorização; - Ansiedade excessiva; - Dificuldades em seqüências lógicas.
IMPULSIVIDADE
- Comete muitos erros por descuido; - Não usa estratégia de planejamento; - Ainda que conceitualize bem é impaciente com detalhe; - Realiza cálculos imprecisos; - Desatenção ou emissão de símbolos.
PERSEVERAÇÃO
- Resolve os problemas num dia, mas no outro... - É capaz de um grande esforço quando motivado.
AUTOMATIZAÇÃO