Economia
Segundo Scarpa o conceito de estágios não é estático e não se da de forma linear; uma comparação mais próxima seria de um espiral, os pedaços dos estágios não são como degraus de uma escada onde são apenas justapostos, há ligação entre um e outro estágio.
Balbucio: inicio da formação da linguagem entra 3 e 4 meses onde as crianças pronunciam as primeiras vogais, posteriormente acrescentam-se as consoantes, os balbucineos começam a se padronizar com a língua materna e a ter uma maior entonação vocal a contribuição da criança é gestual e vocal, já da mãe é linguístico e gestual.
Estágio de duas palavras: a criança incorpora junto a uma sequencia fônico, o contexto que deu origem àquele enunciado. Com as primeiras palavras aparecem a aparente flexão.
Surgimento da sintaxe: terceira e última fase seria a das frases onde a criança já empregando estruturas com frases curtas, com erros de gramática e de pronúncia, mais, porém não deixam de ser frases compreensíveis, sendo que a criança já é capaz de produzir uma verdadeira comunicação.
D)
Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem
Dislexia fonológica: Características
Incapacidade de decodificação fonológica.
Danos na via de conversão grafema-fonema.
Dificuldades em tarefas de emória fonológica.
Desempenho muito ruim na leitura de estímulos não-familiares e pseudopalavras.
Dislexia de superfície:
Comprometimento da via lexical.
Os estímulos são lidos através do processo fonológico (ex.: .tóxico. é lidotóchico.), havendo uma incapacidade no tratamento ortográfico da informação.
Dislexia profunda:
Bloqueio na via não-lexical.
Ausência de leitura de não-palavras.
Maior facilidade para leitura de palavras concretas e frequentes.
Dislexia atencional:
Preservação da leitura de palavras isoladas.
Dificuldades na leitura de vários itens quando apresentados simultaneamente.
Dislexia por negligência: Dificuldades na leitura no campo visual do lado contralateral ao da lesão