Filosofia
1° ano médio
TRABALHO DE FILOSOFIA 1- Heráclito diz em alguma passagem que todas as coisas se move e nada permanece imóvel.E, ao comparar os seres com a corrente de um rio,afirma que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio.Heráclito retira do universo a tranqüilidade e a estabilidade,pois isso é próprio dos mortos; e atribui a todos os seres,eterno aos eternos,perecível aos perecíveis.
PLATÃO. Crátilo. In: Os Pré – Socráticos
A partir do texto acima responda das seguintes questões:
a- O que Platão quis dizer quando afirmou que “Heráclito retira do universo a tranquilidade e a estabilidade”?
Afirma que embora a physis seja mutável, os seres físicos ou naturais gerados por ela, além de serem mortais, são mutáveis ou seres em contínua transformação, mudam de qualidade ou de quantidade. Portanto, o mundo está numa mudança contínua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade. A mudança – nascer, mudar de qualidade ou de quantidade, perecer se diz em grego Kíneses.
b- Justifique a seguinte afirmação a partir do texto acima: Heráclito proclama o permanente fluir da realidade. O ser é sempre dinâmico.
O movimento das coisas e do mundo chama-se devir, e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda mudança é a passagem de um estado ao seu contrário. Essa passagem não é caótica, pois obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
2- Comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser.
Para Parmênides o real se identifica com o ser único e imóvel, acessível só pela razão. Para Heráclito, ao contrário, a realidade se identifica com o devir.
3- O que significa, para você, assumir uma concepção não estática da vida? Ou você acha que existe algo permanente e eterno que nunca muda, nem deve mudar?
Significa que tudo que ocorre durante toda a vida