Segurança do trabalho
O chumbo é um exemplo de "metal pesado", isto é, um elemento químico metálico que na sua forma pura é pesado. Exemplos: chumbo, mercúrio, cromo, zinco, cobre e urânio. A maioria dos metais pesados são extremamente tóxicos porque, como íons ou em certos compostos, eles podem ser introduzidos para dentro do corpo, onde eles tendem a se combinar com e inibir o funcionamento de certas enzimas. Quantidades minúsculas podem causar efeitos fisiológicos e neurológicos severos.
O chumbo é um tema ambiental importante porque ele é um elemento químico que não se degrada ou se transforma em algum outro material, sendo extremamente difícil a limpeza após sua dispersão no nosso meio ambiente. O chumbo já contamina uma grande parte de nosso ambiente e é prejudicial ao nosso organismo em doses muito pequenas [como a maioria dos metais pesados]; uma vez absorvido no corpo, o chumbo combina-se com e inibe o funcionamento de certas enzimas - geralmente causando consequências fisiológicas e neurológicas severas.
O chumbo é um veneno potente. Exposição por curto prazo a altas doses de chumbo pode deixar você seriamente doente. Exposição por longo tempo pode causar numerosos problemas de saúde, como:
. anemia e outras desordens do sangue;
. dano ao seu sistema nervoso e cérebro;
. doença do rim;
. deterioração da reprodução em homens (impotência e esterilidade) e em mulheres (diminuição da fertilidade, ciclos menstruais anormais e aborto espontâneo)
Pessoas que tiveram empregos onde havia altos níveis de exposição ao chumbo possuem 3,4 vezes mais chance de desenvolverem a doença de Alzheimer REF
A sobre-exposição ao chumbo pode também causar defeitos de nascença, retardo mental, desordens de comportamento e a morte de fetos e de crianças jovens. Você pode expor sua família ao chumbo se você trazê-lo para casa com você [por exemplo, em sua pele, seu cabelo ou suas roupas].
Como todos sabem, o chumbo está presente em quase todas as munições das