trabalho discauculia
CAMPUS SÃO PAULO
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMILA DA SILVA DINIZ
......................................
...................................................
..........................................
DISCAUCULIA
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1. O QUE É DISCAUCULIA? 2
1.2 SUBTIPOS 3
1.3 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS 3
1.4 SINTOMAS 4
1.5 DIAGNÓSTICO 5
1.6 TRATAMENTO 5
BIBLIOGRAFIA 7
1. O QUE É DISCAUCULIA?
A discauculia é uma desordem neurológica que afeta os padrões normais de aquisição de habilidades de uma pessoa na compreensão e manipulação de números.A palavra discalculia vem do grego (dis=mal) e latim (calculare=contar), e significa “contar mal”.
A primeira definição de discauculia foi apresentada por Samuel Kirk (1963 apud Passos et. al., 2011). Segundo Kirk, a dificuldade de aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento lento de um ou mais processos da fala, linguagem, leitura, escrita, aritmética, causadas por disfunção cerebral, alteração emocional ou conduta. Não resultando de retardamento mental ou problemas sensoriais. (Passos et. al., 2011, p. 62) A partir dessa definição, outras se seguiram.
Atualmente o código internacional de doenças (CID – 10), define esse transtorno de forma semelhante, entendendo também como uma disfunção cerebral, que pode estar presente desde os estágios iniciais do desenvolvimento, sem relação alguma com a falta de oportunidade de aprender.
Quando não causada por uma má formação neurológica, as lesões cerebrais podem ser ocasionadas por acidentes, hemorragias cerebrais, tumores, doenças como meningite, transtornos glandulares não tratados na primeira infância, entre outros.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela capacidade inferior para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático em relação à média com idade, capacidade intelectual e