Cartilha de licenciamento ambiental
A UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMETO NO LICENCIAMENTO DE OUTORGA PELO DIREITO DO USO DA ÁGUA. ESTUDO DE CASO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS / UNITAU.
Glauco Ricardo Henrique de Vasconcellos¹, Getulio Teixeira Batista², Hélio Nóbile Diniz², Celso Souza Catelani¹
UNITAU - Universidade de Taubaté Estrada Municipal Dr.José Luiz Cembraneli, 5000 CEP 12.081.-010, Taubaté, SP, Brasil. Telefone +55 3625-4116. Email: glaullos@gmail.com; gtbatista@ago.unitau.br; helioandin@yahoo.com.br; celso@agro.unitau.br ¹ Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais de Taubaté. ² Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais de Taubaté.
Resumo O homem necessita de água em suas diversas atividades. O uso excessivo dos recursos hídricos tem ocasionado problemas, da degradação de sua qualidade, além da carência dos mesmos. A qualidade dos recursos hídricos passou a ser importante devido a crescente utilização dos mesmos, resultado do crescimento populacional, industrial e aumento de outras atividades do homem. Para que a água possa ser garantida na qualidade ideal aos seus diversos usos, cada vez mais estão sendo exigidas amplas medidas de preservação. Sendo este o tema de várias pesquisas sobre o déficit da água, que se encontra em processo acelerado, atingindo a humanidade, pela sua escassez, doenças, falta de alimentos, gerando tensões políticas e sociais, podendo ocasionar até mesmo guerras. Perante este conceito, é objetivo deste trabalho identificar as áreas de outorga na Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, fazendo uso das técnicas de geoprocessamento com base no SPRING e fotografias aéreas ortorretificadas.
Palavra Chave: Outorga, recursos hídricos, geoprocessamento.
Introdução A qualidade dos recursos hídricos passou a ser importante devido a crescente