Diretrizes Para O Trabalho De Ergonomia I
Quanto às regras
1. O trabalho deve ser realizado por grupos de no máximo 4 alunos.
2. O nome de um integrante não poderá constar em dois trabalhos, sob pena de ter sua nota média dos dois trabalhos dividida pela metade para este aluno.
3. O primeiro dia de atraso na entrega do trabalho final reduzirá a nota desde em 30%.
Após isso, cada dia a mais de atraso na entrega resultará em reduções cumulativas de
10% na nota até torná-la nula.
4. As entregas referentes às etapas intermediárias serão consideradas para a avaliação do trabalho final.
4. Qualquer evidência de cópia entre dois ou mais trabalhos, ou cópias de trechos de textos ou trabalhos completos da internet, ou outros tipos de informações que se qualifiquem como plágio, implicará na anulação completa do trabalho, levando sua nota a 0 (zero).
Orientações para o desenvolvimento do trabalho
O que se pede no trabalho é basicamente a realização de uma intervenção ergonômica. Para tanto, algumas orientações devem ser seguidas na realização do trabalho, conforme segue:
1. Contextualização do objeto de estudo: O trabalho deve conter a descrição do objeto de estudo, ou seja, a contextualização do problema a ser tratado em termos de indicadores gerais da empresa. Como escrevê-la:
Descrever a empresa e a estrutura organizacional geral (Diretorias, departamentos, etc.).
Identificar e delimitar a área de atenção (pretendida) na empresa.
Identificar e listar os elementos envolvidos (operadores, ferramentas, métodos, máquinas, riscos ergonômicos básicos, operações críticas etc.).
Desenvolver o entendimento do significado destes elementos: características, causas, consequências, extensão, profundidade.
Explorar o relacionamento entre os elementos que compõem o objeto de estudo. Apresentar a relevância de atuar no conjunto de situações observadas
(Justificativa).
2. Delimitação teórico-prática: buscar na literatura exemplos de aplicação e suporte teórico para o problema.