Engenharia
Associação Brasileira de Ergonomia, 2001
Definição de competência
Uma competência é definida como uma combinação de atributos que sublinham algum aspecto de desempenho profissional de sucesso. Um esboço de competências focais em ergonomia deve descrever o que um ergonomista pode fazer na na prática.
Termos
Foram desenvolvidos padrões de competência de ergonomia em termos de Unidades, Elementos e Critérios de Desempenho, que são o formato aceito hoje em dia :
· Unidades de Competência refletem as principais funções significantes da profissão ou ocupação. · Elementos de Competência descrevem os componentes identificáveis de desempenho de um ergonomista, que contribui e constrói um unidade de competência. · Critérios de desempenho descrevem os padrões esperados de desempenho do ergonomists. Expresso em termos de resultado e desempenho do profissional de ergonomia, eles provêem a base na qual um certificador de ergonomia pode julgar se o desempenho do ergonomista alcançou o padrão aceitável para prática profissional.
Extensão de ergonomia e seus reflexos neste esboço de quadro de competências.
A extensão de ergonomia é ampla e os ergonomistas podem ser envolvidos em aplicações proativas e retrospectivas de soluções de problema. Os contextos da prática da ergonomia também são diversos e recomendações podem relacionar-se ao local de trabalho, a casa ou para atividades de lazer, ou mesmo para o uso de uma grande variedade de produtos. Os Padrões de Competência da IEA foram esboçados para reconhecer esta diversidade e deveriam ser interpretados com esta amplitude de escopo em mente.
Usos de padrões de competência
Estes padrões de competência de ergonomia podem ser usados em uma grande variedade de modo, como um recurso para :
• o desenvolvimento ou revisão de currículos em ergonomia;
• o credenciamento de ergonomia nova e existente programas educacionais;
• o