Conceitos B sicos de Ergonomia texto
Organizadores
Professores Mário Cezar Vidal & Eduardo Gomes Pimenta
2 – Introdução a Ergonomia
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Analisando o conceito acima, verifica-se que ele é tecnicamente correto dentro dos princípios da Higiene Industrial. No campo da saúde ocupacional, a higiene do trabalho é uma ciência que trata do reconhecimento, avaliação e controle dos agentes agressivos possíveis de levar o empregado a adquirir doença profissional, quais sejam: Agentes físicos (ruído, calor, radiações, frio, vibrações e umidade). Agentes químicos (poeira, gases e vapores, névoas e fumos). Agentes biológicos (microorganismos, vírus e bactérias).
Um empregado exposto ao agente ruído, em certas condições, pode adquirir surdez permanente. A ocorrência da doença profissional, dentre outros fatores, depende da natureza, da intensidade e do tempo de exposição ao agente agressivo. Com base nesses fatores foram estabelecidos limites de tolerância para os referidos agentes, que representam um valor numérico abaixo do qual se acredita que a maioria dos trabalhadores expostos a agentes agressivos, durante a sua vida laboral, não contrairá doença profissional. Portanto, do ponto de vista prevencionista, não podem ser encarados com rigidez e sim como parâmetros para a avaliação e controle dos ambientes de trabalho.
A insalubridade será caracterizada somente quando o limite de tolerância for superado, a lei tratou a questão do direito ao adicional, deixando o aspecto prevencionista a critério da regulamentação do Ministério do Trabalho, que estabeleceu o quadro de atividades insalubres, as normas de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância e os meios de proteção.