Desenvolvimento Semin Rio
Primeira acepção: Uma delas é a acepção de perspectiva funcional que descreve a progressão temática como integração de novas idéias em enunciados sucessivos, na qual essa progressão pode assumir diferentes formas, sendo essas: *Progressão temática linear *Progressão temática constante *Progressão temática com ramificação de hipertema *Progressão temática com subdivisão de rema *Progressão com salto temático
Porém através da citação de I. Koch (pág. 121) na qual ela enfatiza a concepção de Giora que induz a progressão temática linear como relevante para a construção de textos, sendo esse tipo de progressão uma forma mais flexível de análise, que abrange períodos, parágrafos, estrofes de poemas, sequências textuais e até capítulos inteiros. Desta forma introduzimos o conceito de segmentação e podemos aplicá-lo em diversos níveis de texto.
Para o nosso sentido de texto a segmentação consta em dividir, segmentar os respectivos trechos de acordo com a abordagem de I. Koch. Essas segmentações podem afetar as relações de figura/fundo. Sendo assim Ingedore distingue cinco casos de diferentes ramos da segmentação.
Caso 1: A segmentação do poema permite a introdução de novos elementos a partir de uma informação já introduzida, ou permite a repetição dessa informação.
Exemplo: E, em torrentes de cólera e loucura Sobre a tua cabeça ferverão Vinte anos de silêncio e de tortura Vinte anos de agonia e solidão (Olavo Bilac, Maldição)
Como visto o autor introduz uma informação “Vinte anos de silêncio e de tortura... Vinte anos de agonia e solidão’ a partir de outra já mencionada, completando o sentido do texto, ou seja respondendo a