Diretrizes curriculares nacionais
1-INTRODUÇÃO
Nosso trabalho tem por objetivo levantar questões a respeito das novas propostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, relacionando as Teorias aplicadas nas graduações e as práticas realizadas em sala de aula. Saber reconhecer as diretrizes Curriculares Nacionais como uma forma de orientação e planejamento nas práticas dos professores e retomar sua importância no currículo da Educação Infantil e formação continuada dos professores e suas readaptações. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede Municipal, ESCOLA ESTADUAL OSWALDO CRUZ, situada na Rua Leônidas Rezende Dutra, 10 - Jardim Santa Joana, Na Zona Sul de Londrina, atendendo um total de 546 crianças de 5 á 12 anos de idades no período Matutino e vespertino, trabalha com 31 docentes, 1 diretora, 1 supervisora pedagógica. A escola adota a proposta Pedagógica Sócio-Interacionista.
2 - DESENVOLVIMENTO
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica oferecida em creches e pré escola que constituem espaços educativos que cuidam e educam crianças de 0 a 5 anos de idade.As diretrizes curriculares são instrumentos que orientam a organização das atividades cotidianas das instituições de Educação Infantil, que visa organizar as propostas pedagógicas em elaboração, planejamento, execução e avaliação, onde facilitam um crescimento e aperfeiçoamento humano para contemplar tanto as crianças, como famílias e educadores.
Sabemos que o atendimento as creches e pré escolas só se consolidou com a constituição de 1988, em dever do estado com a educação, e se concretizou graças às manifestações de vários grupos, dentre eles trabalhadores, mulheres e principalmente pelos profissionais da educação.
A partir daí o campo da educação infantil passou por vários estudos relacionados às práticas