Biologia
O filme é uma travessia mágica pela história de nosso planeta. Desde quando foi formado há 4,5 bilhões de anos, até o presente. A Terra tem um passado de acontecimentos extremos e catástrofes e há apenas 200 anos o homem começa a ter acesso às verdadeiras informações sobre a idade do planeta, através de expedições os geólogos e outros cientistas encontram vestígios e provas para indicar que a Terra não era tão jovem como afirmava a igreja cristã, que dizia que a Terra tinha inocentes 6.000 anos de idade.
Hutton foi um escocês que se dedicou a examinar as várias rochas de sua Fazenda, ele queria entender como surgiram as rochas na Terra, fez expedições pela Escócia para estudá-las, para ele a Terra teria uma idade incalculavelmente maior que a ditada pela igreja, entendia que demoraria muito tempo para que fossem formadas camadas de sedimentos sobrepostas na superfície, sem provas inicialmente, suas ideias foram refutadas, mas seus estudos acabaram mostrando que as rochas diziam algo sobre o passado do nosso planeta e abriram portas para outros estudiosos pesquisarem, seus estudos deram a ele o título de pai da geologia moderna. As rochas que os cientistas encontraram mostravam diferentes momentos da Terra, as eras que passaram e foram e são o guia que levou o homem para um passado remoto.
Do século XVIII em diante os estudos demonstraram as eras que a Terra passou, iniciada em um mundo de fogo, formada pela colisão de milhares de meteoros que circulavam no sistema solar, liberaram muito calor, então a Terra em sua formação era derretida, um oceano de rocha fundida, uma bola de fogo, a radioatividade das partículas que compunham a Terra como o Urânio, Tório e Potássio que fornecia esse calor declinava e fazia com que a superfície do planeta se resfriasse lentamente embora o centro estivesse permanentemente quente, em atividade, e borbulhando, surgindo na superfície pelos vulcões e pelas fendas oceânicas.
Os cientistas através de partículas