Diretrizes Curriculares Nacionais
RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.
A DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) são normas para as escolas de Educação Básica, que orientam as propostas pedagógicas, sendo assim, o Estado deve oferecer Educação Básica Pública, sem restrições, com qualidade e gratuita.
Em Dezembro/2009 foi determinado que, caberia ao Ministério da Educação elaborar orientações para a implementação das Diretrizes Curriculares. Visando atender essa determinação, a Secretária da Educação Básica, elaborou orientações para a mesma, com os seguintes temas apresentados:
O que propõem as novas Diretrizes Curriculares;
Apresentam uma estrutura legal e institucional da Educação Infantil, ou seja, oferta de vagas próximas à residência das crianças, formação em magistério, etc.
A ação pedagógica com os bebês;
Numa sala de berçário muitas relações se estabelecem, porém as relações que se estabelecem entre os diferentes adultos: pais, professores e demais profissionais não podem ser descuidadas.
Brinquedos e brincadeiras para a Educação Infantil;
Para a criança, o brincar é a atitude principal do dia a dia. Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetivos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo.
Relações entre crianças e adultos na Educação Infantil;
O papel do adulto é fundamental, por ser um espelho para a criança nas vivências que a criança terá. Na ausência do adulto, o desenvolvimento da mente da criança acaba englobando todas as vivências que forem consideradas “agradáveis” para a mesma.
Saúde e bem estar das crianças;
O cuidado das crianças é uma prática profissional do professor de educação infantil que requer conhecimento e competências para que ele possa: Planejar e organizar o ambiente; Acolher, observar e interagir; Empregar procedimentos seguros e adequados ao contexto educacional coletivo; Registrar o processo de