direitos humanos
Professoe: Renato
Questão 10: No século IV como era usado o Aeròpago?
Resposta: Neste século o Aeròpago só conservava o julgamento dos casos de homicídios com premeditação, de incêndios e de envenenamento.
Questão 11: Como era o Direito em Atenas?
Resposta: A transposição dos costumes para um qireito escrito facilitou a consolidação das instituições democráticas de Atenas . Sobre este prisma, o legado da cidade ao direito público de ser mensurado. O poder na sociedade ateniense, pelo menos até o final do século VIII a.C, como bem observou Claude Mousse, era partilhado entre uma aristocracia guerreira(que possuía o monopólio da terra) e os sacerdotes( os quais não obstante o eventual controle de todos os assuntos relacionados á religião, também cuidavam de distribuir a justiça e aplicar o direito.
Questão 12: Por que o embrião do direito internacional na Grécia Antiga se desenvolveu?
Resposta: A Grécia Antiga conheceu largamente o desenvolvimento de uma espécie embrionária de Direito Internacional.E justamente no universo da Hélade que surgem os elementos políticos providencias que pugnam pelo estabelecimento de uma de uma evidenciada tradição consuetudinário no terreno das relações internacionais. O fato de cada cidade-estado ser completamente soberano contribuiu favoravelmente para a gradual construção de um efeito ideal internacionalista entre os gregos. O renomado mestre da universidade de Munique, George Stadmuller, utiliza em sua obra a expressão”Direito Internacional Grego”.
Questão 13: Destaque cinco diferenças de pensamento entre Platão e Aristóteles.
Resposta: Cinco diferenças entre Platão e Aristóteles:
1° Visão global: Perfil: Platão : vocação matemática Aristóteles: Vocação