Direitos Humanos
Podemos dizer que para chegarmos no que hoje conhecemos como Direitos Humanos, muita coisa teve que acontecer. Entende – se que no inicio não havia tais direitos e, se você estivesse do lado certo, estaria seguro e se não estivesse não estaria. Um homem cujo o nome era Ciro, o Grande decidiu mudar esse conceito, depois de conquistar a Babilônia, ele fez algo definitivamente inédito e revolucionário . Anunciou que todos os escravos eram livres e que todas as pessoas tinham livre escolha religiosa. Todas essas palavras ditas por Ciro eram registradas num tablete de barro, conhecido como Cilindro de Ciro, tais acontecimentos foram um dos primeiros casos que se temos noticia com relação aos Direitos Humanos.
A ideia se espalhou por todo o velho continente, ate chegar em Roma. Observava – se que as pessoas seguiam certas regras, mesmo estando certas ou erradas, mas que eram naturais, as chamadas Leis Naturais. Porem foi na Inglaterra que se teve mais força, com a criação da Carta Magna, onde o rei fora convencido de que ninguém poderia anular os direitos do povo, nem mesmo um rei. Podemos citar uma das mais importantes clausulas:
Art. 39. "Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra."
Os revolucionários da época insistiram de que os direitos não poderiam ser inventados, mas sim que são naturais. O mundo passava por diversas transformações, revoluções, como a Revolução Francesa, independências como a dos Estados Unidos da América e duas grandes guerras mundiais estouraram onde nove milhões de pessoas morreram, Foi criada então a Organização das Nações Unidas em 1945 cujo principal objetivo era: - Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito