Direitos humanos
Os Direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Direitos humanos têm a idéia também de liberdade de pensamento e expressão e a igualdade perante a lei.
Os Direitos humanos serve para recomendar que todo individuo pode fazer reenvidicações legítimas de determinadas liberdades e benefícios. Os Direitos humanos são idéia política com base moral e estão essencialmente relacionadas com os conceitos de justiça,igualdade e democracia.
A assembléia geral das nações unidas da declaração constituem um conjunto indissociável e independente de direitos individuais e coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
Os Direitos humanos tem como objetivo transformar uma situação precária em estável, para uma sociedade melhor e para o bom desempenho do estado. A questão relativa as várias denominações dos direitos humanos pode ser convergida para uma só : Direitos Fundamentais.
Há uma grande evolução em relação aos direitos humanos, mas ainda há muita luta para a realização de seus objetivos de base. Eles não podem ser usados como escudo protetor da prática de atividades ilícitas, nem tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal de atos criminosos.
A incumbência em garantir a eficácia dos direitos humanos fundamentais, para assegurar esta proteção que os cidadãos tanto necessitam em todos os campos é do estado.
A Assembléia Geral proclama
A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios