O medo liquido
Algumas idéias importantes para o sucesso de uma empresa foram escritas a mais de 2.000 anos pelo General Chinês Sun Tzu no livro A arte da Guerra.
Planejamento :
A guerra é de vital importância para o Estado e tem que ter estudo.
A guerra é regida por 5 fatores: A lei moral, o céu, a terra, o chefe e a doutrina.
Lei moral – Se o Estado está fazendo uma guerra por um objetivo correto, ele terá o apoio do povo, caso contrário só terá inimigos. Se uma empresa não tem um objetivo correto ela não terá apoio do seu pessoal.
Céu representa o dia, a noite, as estações
Terra – terreno, campo aberto.
Chefe – as virtudes da sabedoria, da sinceridade, da coragem, bondade.
Doutrina – a organização hierárquica do Exército, a disciplina.
Ao seu iniciar um planejamento o primeiro item a ser pensado é o objetivo e ele precisa ser claro, real sem isso a empresa não terá a lei moral ao seu lado.
Se o Estado está fazendo uma guerra por um objetivo correto, ele terá o apoio do povo, caso contrário só terá inimigos. Se uma empresa não tem um objetivo correto ela não terá apoio do seu pessoal.
A empresa precisa ter planejamento para pode vencer todas as batalhas e ganhar de seus concorrentes (que são seus inimigos). Fazendo um bom planejamento elas vão conseguir manter seus exércitos (que são os clientes) sempre ao seu lado.
Para Sun Tzu a recompensa e punição eram fundamentais para a disciplina, porém devem ser medidos pois quando em excesso pode prejudicar a empresa.
Operação – Custo da guerra:
As batalhas devem ser rápidas, precisas, certeiras. Uma guerra demorada enfraquece o Estado e os custos aumentam.Isso fica claro quando pensamos em uma empresa. Quando uma empresa não conhece seus concorrentes, ela traça uma batalha longa porém isso vai custar caro. O ideal é ela fazer