Direito e Moral
DIREITO E MORAL
ALUNO: EVELYN JANAÍNA FERREIRA LEITE
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
TURMA: 2° B
PROFESSOR: ANTÕNIO FAGUNDES JÚNIOR
Sertãozinho
(2013)
Direito e Moral
Moral é um conceito usado para definir um padrão de ética, é relativo ao Costume, ou seja, é um conjunto de regras, estabelecidas por um determinado grupo, de uma determinada época. O homem age bem ou mal na medida em que acata, ou seja, é uma parte filosófica que ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
A Moral é uma espécie de herança dos valores recebidos pela tradição. A integridade moral de uma pessoa é quando ela defende seus princípios e opiniões, baseada no respeito ao próximo.
Direito natural é o direito positivo, que é concretizado em lei.
Direito, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e propriedade”.
Segue alguns termos:
Homens e mulheres são iguais em direito e obrigações, nos termos desta Constituição.
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
É e de plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada e de caráter paramilitar.
Exemplo de Direito e Moral:
Um casal se separou e o motivo se espalhou entre os colegas, ser conhecido e chamado de “chifrudo” dentro da companhia, foi apenas questão de tempo. No caso de Betim, o trabalhador alegou que a empresa não tomou providência para evitar que os funcionários o ridicularizassem. A ex – mulher do empregado, funcionária da mesma companhia, traiu e trocou por seu supervisor. O comportamento que não teria sido repelido pela empregadora gerou ao trabalhador uma indenização de R$ 10 mil.