Direito Penal I
Disciplina : Direito Penal I
Prof.: Daniel Vasconcelos Coelho
A Luta pelo Direito
Na primeira parte, o autor relembra um pouco da origem e evolução da transmissão do conhecimento ao longo do tempo, cujos processos de armazenamentos foram se aperfeiçoando até chegarem a nosso momento histórico e cultural em que vivemos.
Na antiguidade os textos eram gravados em tabuinhas de barro cozido, que eram guardados em bibliotecas ficando o acervo restrito a uma pequena minoria da sociedade de intelectuais e estudiosos dos grupos sociais, já que boa parte das pessoas que viviam naquela época eram analfabetas e pobres. Depois, surgiram outras invenções bem relevantes, que ajudaram aguardar e a desenvolver o conhecimento, como foi o caso da criação do livro que podemos dizer que facilitou bastante na forma de armazenamento do conhecimento e, também, no manuseio dos acervos no momento da leitura, ou na hora de locomover-se de um lugar para outro, mas não conseguiu resolver o problema do acesso aos mais pobres, devido os custos para adquirir um livro serem altos e por boa parte, dos mesmos serem analfabetos. Posteriormente, veio à criação do rádio, da televisão e outros aparatos tecnológicos que contribuíram para difundirem, ainda mais, o conhecimento na sociedade.
Da antiguidade até o século XIX, quando o livro passou a ser utilizado como uma forma de comércio e, também, a ser interpretado como um símbolo de liberdade por parte da sociedade, muitas pessoas de baixo poder aquisitivo passaram a ter acessos aos livros e consequentemente puderam aprender/ aperfeiçoar e expandir o seu conhecimento, coisa que até o momento ficava restrito, apenas aos sábios e estudiosos, por serem considerados símbolos de status de poder. Consequentemente, no século XX, ouve um aumento do consumo e da produção de livros por parte da sociedade.
Entretanto, com o surgimento das Tecnologias mais eficazes, como: o rádio, o cinema e a televisão, muitos se questionaram quanto ao