Direito para tti
DIREITO, LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL I E II
JOSÉ ROBERTO HOLSBACH DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho e relatar os pontos relevantes para o corretor de imóveis de acordo com os materiais disponíveis nas disciplina de Direito, Legislação e Ética Profissional que inicia-se com a Lei 6.530/78 que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis, e todas as alterações decorrentes por novas Leis e Resoluções do Cofeci conquistadas pela categoria pelos anos subsequentes.
Ao corretor de imóveis cabe dominar a disciplina de direito, ética e legislação e não só apenas a sua ética profissional, assim tornar-se-á um profissional mais capacitado, minimizando a porcentagem de cair no erro, ou dúvida, ou até mesmo na falta de respostas para com o seu cliente.
O Conhecimento de tópicos gerais de direito é demasiado importante, tópicos relevantes como o conceito de ética para uma breve exposição, pois a ética permeia toda a sociedade e regula todas as profissões, não há profissão que não seja regulada por seu código de ética profissional.
Ética profissional é a síntese dos princípios morais que regem o exercício de qualquer profissão liberal, seu objetivo é conduzir à observância de uma série de normas de caráter ético, promulgadas pelas respectivas associações de classes, viando pautar a conduta moral dos seres humanos, relacionada com o exercício da profissão escolhida.
De um modo geral o código de ética de cada profissão enumera o que pode e o que não pode ser feito dentro da profissão. Em suma o profissional deve edificar sua reputação em honradez, trabalho e capacidade profissional, observando as regras de ética. O código de ética do corretor, assim como o das outras profissões ressalva a importância de manter-se sóbrio na profissão, com uma imagem sem mácula, seus deveres compreendem além da defesa do interesse que lhe é confiado, o zelo do prestígio