Fundamentos da filosofia para a educação
Introdução
Este trabalho traz a Natureza da Filosofia, sua compreensão fecunda no ensino, suas competências. Na sala de aula do futuro mostra suas tecnologias e suas especialidades para a educação.
As noticias vem mostrando o descaso e abandono das escolas públicas no Brasil, enfatizando falta de verbas para a manutenção das escolas, professores fazendo greves por falta de pagamento, apresentando um ensino precário e de baixa qualidade. Há diversos estudos e pesquisas em escolas do Brasil a fim de obter informações e dados, relacionando seus problemas e apontando possíveis soluções com objetivo de desenvolver na sociedade uma educação que satisfaça os anseios da população de crescimento educacional e social. O Sociólogo Pierre Bourdieu foi um investigador da escola e da desigualdade, ele trouxe a tona à invasão da Indústria Cultural na Escola Brasileira. O maior pensador da educação desenvolveu suas teorias com base na visão critica escolar, para ele a escola é um espaço de reprodução e de desempenhos dos alunos na sala de aula.
A filosofia como ciência e seus aspectos
Diante dos grandes problemas da educação, um dos pesquisadores aponta sua visão e apontam soluções que possam contribuir para uma educação mais justa e equilibrada, Desiderio mostra falhas de programas escolares e de sistemas didáticos, assim como condena a repetição do aluno e de inúteis textos clássicos apresentados sem a desejável e imprescindível criação de uma espirito critico. Entende que aos professores de filosofia não cabe dar aos alunos a capacidade de repetir (bem ou mal) as ideias dos filósofos, mas a capacidade para defender e criticar ideias, a capacidade criativa para reagir a problemas com propostas bem pensadas, o talento para compreender o objetivo de um argumento, as suas premissas e o seu alcance.
O ensino da filosofia não faz sentido se transformado em propaganda ou em catequese, a filosofia não cultiva dogmas, mas ao contrário