Doenças virais
Tema: Doenças virais
Discente:
----------------------
Álv------------------
Docente:---------------------------- Introdução
No presente trabalho iremos abortar sobre doenças virais.
São doenças provocadas por vírus, a maioria devido ao ar atmosférico.
Os vírus são agentes inoficiosos que só possuem metabolismo quando estão dentro de uma célula hospedeira. São considerados parasitas que só vivem no interior da célula, assim como algumas bactérias, como por exemplo, as clamídias.
O vírus pode adentrar bactérias, plantas, animais e humanos. Na nossa espécie, diversos tipos de vírus podem causar doenças virais, algumas mais fracas e outras mais fortes, como a AIDS, por exemplo. Algumas dessas doenças acontecem somente uma vez no mesmo indivíduo e algumas podem ser apresentar diversas vezes. A transmissão das doenças virais pode ser através de um vetor ou através de contato direto com o vírus, como por exemplo, através da relação sexual.
* Varicela ou Catapora A varicela (“catapora”) é uma doença inoficiosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster. A doença é mais comum em crianças entre um e dez anos, porém pode ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade. Na maioria das vezes, principalmente em crianças, a doença evolui sem consequências mais sérias.
Transmissão
O ser humano é o único hospedeiro natural do vírus varicela-zóster. A infeção, em geral, ocorre através da mucosa do trato respiratório superior (porta de entrada). A transmissão do vírus ocorre, principalmente, pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse) de um indivíduo infectado ou pelo contato direto com o líquido das vesículas. Mais raramente, a transmissão se dá forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas. É possível ainda a transmissão da