Direito empresarial
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DIREITO EMPRESARIAL
BAURU/SP
2012
“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido.
Não na vitória propriamente dita.”
Mahatma Gandhi
RESUMO
O presente trabalho traz uma pequena comparação entre o mercado atual e a organização Vale que trabalha para se manter atualizada e conectada com o seu meio interno e externo. Demonstra ainda qual a visão do empreendedor e de sua gerência ao lidar com essa miscigenação de culturas e valores, e como toda a equipe interage para se manter nesse mercado tão volátil dos dias atuais.
Pela impossibilidade de haver uma pesquisa de campo, os dados foram coletados no próprio site da organização, e outros buscamos em reportagens e matérias publicadas também na internet. 1. INTRODUÇÃO
A evolução não permite que nada stagne, jamais, e sempre modificou tudo, em todos os tempos. Não existe mais a possibilidade nem mesmo de uma Empresa continuar estática nos dias de hoje com essa revolução de mudanças a todo tempo. O colaborador necessita de constante aperfeiçoamento de suas habilidades, estudando e se atualizando. O mercado exige isso. Caso contrário se tornaria “obsoleto”, como outro bem qualquer, perdendo seu lugar para outro que se mostre mais disposto. Em contrapartida, as organizações também precisam se modernizar, e seus proprietários e sócios, que são as pessoas que gerem a empresa, juntamente com seus colaboradores, precisam saber o que ocorre ao seu redor e no mundo, se a intenção é se manter no mercado. Então, com o advento da internet, das redes sociais, do currículo on line e tantas outras modificações, a necessidade de reengenharia dos códigos se tornou visível e imprescindível.
O Código Comercial, datado de 1850, respaldava os “atos de comércio”,