Direito empresariais
O DIREITO COMERCIAL é o segmento da ciência juriprudencias que especificas procura monitoradas e da suporte as atividades econômicas destinadas ao fornecimento de bens ou até mesmo de serviços
Em muitas partes do mundo as primeiras praticas abrangida pelo direito comercial estava voltada ao aspecto mercantil, portanto a teoria adotada era a dos atos do comercio, por meio de atividades simples como barganha de troca de mercadorias .
No Brasil como as mudaças trazidas pelos efeitos da globalização é também como o advento do novo código civil de 2002 o código, comercial 1850 passou a se chamado de código empresarial.
Isso aconteceu tendo em vista que os conceitos do comercio é comerciantes passaram a ser mais bem empregados é substituídos pelos de empresa é empresário.
Os primeiros sinais da necessidades de se existir um ordenamento jurídico para as atividades econômicas entre particularidade aconteceu na Itália, no ano 1942, passando a deseplinar também as formas de produção bem como a circulação de bens ou serviços no segmento empresarial . a lei brasileira n566 de 25 de junho de 1850, composta pelo código comercial definia varias atividades como mercantil entre alas logísticas, os bancos, os seguros, a industria, e outros.
Como o desenvolvimento por parte do legislador brasleiro, a difasagem existente quando a esse atos entendidas como comercias.A sociedade do século XXI já não comportava mais a exigência mas um novo segmento estava surgindo voltado para as atividades de prestação de serviços negócios imobiliários e atividades rural.
Por isso era preciso reforma o código comercial brasileiro para acrecentar essas atividades empresariais.
Nesse sentido nasce então, no brasil o código empresarial, por meio de leis n10406, de 10 de janeiro de 2002, que revoga a primeira parte do arigo comercial.
Conforme explicita o art. 966 do código civil a figura do empresário e definida como (...) quem