Direito do trabalho
INTRODUÇÃO
O SURGIMENTO DO TRABALHO NO MUNDO
O homem se depara com o trabalho logo na Pré-história, utilizando ele para sobreviver e modificar o espaço onde ele vivia, usando como ferramentas as pedras, madeiras e ossos encontrados. Para se alimentar, o homem usa a caça e suas ferramentas, eis a busca pelo alimento onde já se pode ver o trabalho. Nos primórdios da humanidade, o trabalho era visto pelos nobres e intelectuais, como ato desonroso e até mesmo na Grécia, Aristóteles e Platão viam o trabalho envolvido apenas com força física, e o homem que era digno não trabalhava, mas fazia parte dos negócios da cidade através de sua palavra.
A palavra trabalho vem do latim tripalium que significa, objeto de tortura utilizado pelos romanos. Surge então a primeira forma de trabalho, a escravidão, onde as pessoas são tratadas como objetos, instrumentos de trabalho sem nenhum direito, muito menos trabalhista, além dele ser o bem de seu senhor, vendido como um produto. Surge então os chamados servos, que eram pessoas que trabalhavam na terra dos senhores feudais em troca de proteção, ainda sim o trabalho continua sendo vindo como ato desonroso e era considerado um castigo. Mais tarde surgem as chamadas corporações de ofícios divididas em três níveis: os mestres, companheiros e aprendizes. Os mestres eram os donos de oficinas, os companheiros trabalhavam para os mestres em troca de salários, e os aprendizes eram os iniciantes trabalhadores, que eram treinados pelos mestres para a aprendizagem do ofício.
HISTÓRICO DO TRABALHO NO BRASIL
Os índios por volta de 1500 foram os primeiros trabalhadores no Brasil. Eles se dedicavam à pesca, a caça e a agricultura. Na tribo as mulheres eram responsáveis pela comida, a colheita, o plantio e os filhos, e os homens pelo trabalho mais pesado, a caça, a pesca e a derrubada de árvores. Com a chegada dos portugueses, a vida tranquila do índio deixou de existir. Os portugueses foram tomando conta do país pouco a pouco, e