direito do trabalho
A escravidão e a primeira forma de trabalho que é conhecida os escravos não tinha direito a nada, pois nem eles sabiam que tinha direitos. O direito do trabalho começou na Revolução Industrial do sec. XVIII. Na mesma época surgiu os primeiro documentos que iriagarantir o direitos do trabalhadores . No Brasil o processo foi, mas lento só com a Constituição da Republica de 1934 Junto com a constituição vieram os direitos com, salário jornada de trabalho de 8 horas, férias e descanso semanal.
O direito do trabalho tem com regras relações individual e coletiva entra empregados e empregadores.
O direito do trabalho e divido em duas partes; o direito individual que tem com relação entre empregado e empregador sempre observando o direito do trabalhador. E odireito coletivoe a relação de trabalho que envolver empregados e empregadores, sindicados econvenções.
Segundo o direito publico o direito do trabalho e de normasde natureza administrativa. E o direito misto o trabalhador possui normas tanto do direito publico ou do privado. As convenções e os acordos coletivos estabelecem as normas a serem seguidas.
Autonomia do direito do trabalho e relativa, pois são independentes e compõem umas das partes das leis que é o direito. O direito do trabalho e considerado uma ciência jurídica autônoma.
As fontes do direito do trabalho podem ser materiais ou formais, as materiais são baseada em acontecimentos sociais, históricos econômico, culturais etc.. E as formais são as regras jurídicas de direito positivo.
Os princípios do direito do trabalho esta sujeito aos princípios constitucionais como todos os direitos previstosfora o direito do trabalho existe também os específicos na constituição federal.
Liberdade de exercício de qualquer trabalho oficio ou profissão.
Como a lei em bem clara podemos exercer qualquer profissão dês que esteja qualificado para exercer.
O principio protetor tem com objetivo proteger o lado, mas fraco, ou seja, o trabalhadordeixando os dois lado