Macroeconomia - PIB Nominal, PIB Real e Deflator do PIB
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
ACH3514 Macroeconomia e Políticas Públicas Nome:
Renato Cristiam Domingos Junior
1. Explique a diferença entre PIB nominal e PIB real e qual sua relação com o conceito de deflator do PIB.
Conceituase por Produto Interno Bruto (PIB) a soma de todos os bens produzidos num determinado território, no qual verificase que a renda e despesa devem possuir valores equânimes, tendo em vista o fato de que as transações de despesas geram renda, bem como se faz verdadeira a recíproca.
Sendo assim, em análise inicial, o calculase o PIB, no que se refere a verificação da atividade econômica, que o índice é a diferença entre a renda total e a despesa total.
Tomandose por parâmetro o fato de que despesas geram renda, assim como se asserta na recíproca dos termos, percebese que o PIB pode ser calculado também com base no preço dos produtos e a quantidade produzida em determinado período, haja vista o fato de que, para a determinação dos valores dos bens e serviços, verificase o equilíbro de mercado estabelecido entre oferta e demanda.
Insta ressaltar que, no cálculo do aludido índice, não se computam os produtos e serviços classificados por informais, pois não são passíveis de controle pelo governo.
Sendo assim, classificase por PIB Nominal o valor no qual se consideram os preços correntes e a quantidade produzida de produtos.
Porém, referido índice não reflete o bemestar econômico daquela determinada localidade, tendo em vista que não se estabelece um parâmetro fixo para que se possa, de fato, aferir a capacidade da economia “ em satisfazer demandas
”, tal como conceitua Gregory
Mankiw.
Destarte, utilizase então os preços de um determinado período para que seja aferido o
PIB de