Direito do Trabalho
IVAN EURIPDES DA SILVA
DR6A/B51
EVOLUÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO
Cuiabá, MT
Faculdade de Direito
2012/1
LEIRSON WILLIAN FERREIRA
IVAN EURIPDES DA SILVA
DR6A/B51
EVOLUÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO
Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Direito do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC, para obtenção de aprovação em Pesquisa Orientado pelo Profª. Daniela Vargas.
Cuiabá, MT
Faculdade de Direito
2012/2
1 - Evolução do Direito do Trabalho
Evolução: o trabalho é algo natural ao homem, ocupando sempre o lugar central em volta do qual as pessoas organizam suas vidas. O trabalho pode ser definido como toda ação humana, realizada com dispêndio de energia física ou mental, acompanhada ou não de auxílio instrumental, dirigida a um fim determinado, que produz efeitos nos próprios agentes que o realizam, a par de contribuir para transformar o mundo em que se vive. Em todo o período remoto da história, o homem primitivo é conduzido direta e amargamente pela necessidade de satisfazer a fome e assegurar sua defesa pessoal. Ele caça, pesca e luta contra o meio físico, contra os animais e contra seus semelhantes. A mão é o instrumento do seu trabalho. Nesta época não “trabalho” como conhecemos atualmente, mas sim a constante luta pela sobrevivência.
Nos primórdios da humanidade, a atividade humana dirigiu-se ao extrativismo vegetal, seguido da caça e pesca, com o auxílio de instrumentos. Após vieram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais (povos nômades). Aos poucos, foi o homem descobrindo a necessidade da existência de cooperação entre eles, com objetivos comuns a serem atingidos. Com esta cooperação e com o aumento da complexidade das tarefas a serem desenvolvidas, deu-se inicio à divisão social do trabalho, em que cada grupo passou a se ocupar de um determinado conjunto de tarefas (hoje conhecida como