DIREITO DO TRABALHO
CURSO DE DIREITO
DIREITO DO TRABALHO I
PROFESSORA ISABELLE CRISTINA
ALUNO SIDCLEY NASCIMENTO VAREJÃO
TURNO MANHÃ
HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO
Em primeiro lugar é interessante saber que é a palavra trabalho provém do latim tripalium e que em épocas passadas correspondia a um instrumento formado por três pedaços de pau, utilizado pelos bois para arar a terra e posteriormente modificado na idade média para servir como instrumento de tortura. Percebe-se daí que segundo alguns doutrinadores a origem do nome trabalho tem um sentido negativo e contrário do que atualmente o sistema capitalista estabelece. Pois só aqueles que exercem atividades laborativas são dignos e os que assim não procedem são tidos como pessoas de má índole.
As atividades comerciais ressurgiram principalmente após a idade média, que foi marcada exclusivamente pela atividade agrária desenvolvida nos feudos. Tal acontecimento tem origem principalmente no surgimento da classe burguesa formada pelos camponeses que abandonaram os campos, fugindo da peste negra, que varreu toda a europa e dizimou cerca de dois terços daquela população e se dirigiram as cidades. A burguesia começou a se fortalecer e daí surgiu a necessidade do estabelecimento de um poder forte e centralizador que garantisse os interesses dessa classe emergente. Surge então a figura do monarca que adquire poderes absolutos e que contava com o apoio do nobre no controle do comércio através da burocracia estatal.
Posteriormente a classe burguesa se torna responsável por algumas das revoluções burguesas da Europa, mas precisamente as revolução francesa e a industrial. Tais acontecimentos surgiram principalmente da necessidade de um maior controle politico por parte da burguesia e consequentemente uma menor intervenção do controle estatal, ou seja, a implantação de um estado liberal. Possibilitando a qualquer pessoa, seja nobre ou não, alcançar maiores cargos dentro do cenário que aí se