Comunicacao Interpessoal na empresa
Comunicação Interpessoal
Situação:
Como explicar e convencer as pessoas, especialmente os donos e dirigentes de empresas, de que os negócios podem conviver com a ética e que tal parceria é necessária e benéfica a vida dos seres humanos e das empresas.
Dentro da comunicação interpessoal a única maneira de solucionar um problema e enfrenta- lo, não brigando, nem os ignorando, com apatia, nem evitando através do pensamento de grupo, agindo de forma franca, direta e honesta.
Empatia e de estrema importância para que a comunicação pessoal seja satisfatória, isso se desenvolve em decorrência do processo da integração.
Autor. Elizete Passos.
O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo em equipe com a integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja, a sinergia (ação mutua entra as pessoas). Ou então tende a torna-se muito tenso, conflitivo, levando a desintegração de esforços e final dissolução do grupo.
As relações interpessoais esta relacionada de duas formas:
As forças que impulsionam;
-Empatia, motivação, iniciativa, competência, apoio.
As forças que restringem;
-Vaidade, apatia, dependência, timidez, manipulação.
O conflito acontece a partir do tipo de comunicação que cada um exerce em relação ao outro, as situações, que mais frequentemente, estão na origem de confrontos no local de trabalho: - Acumulação de problemas. As desavenças fazem parte do dia-a-dia e muitas vezes resolvem-se por si próprias, mas quando as pessoas vão deixando acumular situações que as incomodam é provável que um dia venham a “explodir”. - Dependência dos outros. Há pessoas que são muito dependentes dos colegas para conseguirem realizar o seu trabalho. O fato de estarem constantemente a colocar questões, a querer atenção e a procurar aceitação, pode causar irritação por parte “das suas vítimas”.
- Insucessos. Após um mau