Comunicaçao interpessoal em empresas terceirizadas
Como Elaborar Artigos para Publicação?
INTRODUÇÃO
Durante o processo de elaboração da dissertação ou tese muitos artigos são gerados quando está se escrevendo os capítulos ou a própria revisão de literatura. Tais artigos são publicados, geralmente, antes da defesa e obtenção dos resultados finais da pesquisa.
Da mesma forma, no decorrer do próprio curso, muitas disciplinas exigem como produto final a elaboração de um artigo para obtenção da sua aprovação na disciplina.
Os artigos são elaborados e submetidos à avaliação em publicações periódicas da área.
Publicações periódicas, segundo o Macrotesauros em Ciência da
Informação (1982, p.47), são “publicações que aparecem em intervalos regulares, com conteúdos e autores variados que registram conhecimentos atualizados e garantem aos autores prioridade intelectual nos resultados de pesquisa”. No sistema de comunicação na ciência, o periódico é considerado a fonte primária mais importante para a comunidade científica. Por intermédio do periódico científico, a pesquisa é formalizada, o conhecimento torna-se público e se promove a comunicação entre os cientistas. Comparado ao livro é um canal ágil, rápido na disseminação de novos conhecimentos
Para Herschman (1970), a importância do periódico no sistema de comunicação na ciência deve-se a três funções básicas: a) função memória; b) função de disseminação; c) função social. A função memória lhe é conferida quando representa o instrumento de registro oficial e público da ciência; a função de disseminação quando se constitui em instrumento de difusão de informações; e a função social quando confere prestígio e recompensa aos autores, membros de comitês editoriais (referees) e editores. Para escrever artigos e submetê-los à apreciação de comitês editorais de periódicos (revistas), você precisa conhecer as normas de editoração de cada periódico/revista.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994, p.1) por meio da NBR 6022
(NB61) –