direito do trabalho
Lei da Oferta e Lei da Procura
06/06/2013
RESUMO
A Microeconomia procura explicar as leis que regem o comportamento econômico de consumidores, de produtores e de mercados. Analisando a oferta e a demanda, a Teoria Econômica denomina Lei Geral da Demanda o comportamento dos consumidores, ao procurarem atender a suas necessidades, comprando mercadorias e pagando por elas determinados preços, Lei Geral da Oferta as decisões dos produtores sobre as quantidades a serem vendidas geram a lei da oferta.
Palavra-chave: Lei da Oferta e da Lei da Procura
1 INTRODUÇÃO
A parte da Ciência Econômica que tem preocupação em estudar o comportamento dos agentes econômicos no mercado é a Microeconomia. A Lei da oferta e da procura é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto; isto é, a procura; e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. As forças opostas da demanda e da oferta tendem a cruzar-se em determinado ponto: preço e quantidade de equilíbrio. Para tanto, ela virá investigar as ações dos consumidores ao procurarem mercadorias para consumo no mercado e as ações dos empresários no processo de bens para venda.
2 A OFERTA
A oferta representa os planos dos produtores ou vendedores, em função dos preços de mercado, visto que a derivação da curva da oferta assinala as alterações nas quantidades de bens e serviços que os produtores desejarão vender a partir de um determinado preço de venda. Da mesma forma que para um vendedor individual, a oferta agregada tem uma relação direta com o preço. Isto é, a tendência é de que haja maiores quantidades ofertadas de produtos quanto maiores forem os preços de venda. Por outro lado a oferta tende a ser menor se os preços de venda forem também baixos.
Em suma, a oferta representa a quantidade de bens e serviços que os