Conformação Mecânica
Processos de fabricação
Na escolha do processo de fabricação, devem-se levar em conta as características de trabalho das peças, o material, forma, dimensões, número de peças a produzir, acabamento e etc. Há 5 processos principais de fabricação:
a) Fundição: o metal no estado líquido é vazado dentro de um molde e se solidifica. É um processo barato e que permite grande variedade de formas, porém podem vir facilmente a apresentar defeitos como bolhas de ar e vazios ou rechupes, além de resultar em granulação grosseira, conferindo propriedades mecânicas inferiores.
b) Usinagem: consiste na remoção de material a partir de um bloco ou forma bruta. A peça inicial geralmente tem origem na fundição. É possível obter enorme variedade de formas com um excelente controle das dimensões e acabamento. Entretanto, há uma perda significativa de material e não é possível alterar a microestrutura da peça, mantendo os problemas provenientes da fundição.
c) Soldagem: União de várias partes, estabelecendo continuidade do material. Permite também grande variedade de formas, mas não há a possibilidade de modificar as deficiências do material, podendo inclusive introduzir outras.
d) Metalurgia do pó: metal em forma de pó é colocado em fôrma ou molde, comprimido (compactado) e, em seguida, aquecido (sinterizado) em condições adequadas para estabelecer ligações fortes entre as partículas vizinhas. Fornece boa homogeneidade microestrutural e grande precisão dimensional com bom aproveitamento da matéria prima e controle da composição química do material. Como desvantagens tem-se a necessidade da matéria prima ser na forma de pó, alto custo de ferramental, limitação quanto ao tamanho e potência muito elevada na compactação.
e) Conformação mecânica: uma força externa sobre a matéria prima obriga-a a tomar a forma desejada por deformação plástica. O volume e a massa são conservados. A matéria prime é bem aproveitada, a execução geralmente é rápida e é possível