Direito do Trabalho
Professor: Walace So
Como ser um cidadão nos dias de hoje?
Ser um cidadão do mundo não é fácil... As pessoas não entendem, criticam, julgam, mesmo sem ninguém se conhecer. Engraçado ser reconhecido nas ruas, admirado por alguns odiados por outros, nada diferente do mais normal dos seres humanos.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este". Trocando por miúdos, ser cidadão é ter consciência de seus deveres e direitos civis, e não só consciência, a prática dos mesmos. Para muitos, ser cidadão é ter direitos e deveres. Para outros, é ser uma pessoa integrada na sociedade, e assim vão se formando conceitos a respeito dessa palavra que tem um sentido tão profundo que carece de reflexão constante.
Hoje ser cidadão é, em muitos casos, votar nas eleições. Não seria o caso de se formar o cidadão consciente que é um direito seu votar, mas a quem cabe o dever de formar o cidadão? A escola? A família? A sociedade como um todo? Essas instituições são formadas por pessoas, cidadãos que convivem entre si e constroem regras, definem o que é direito e o que é dever. Desta forma, o conceito de ser cidadão vai se perpetuando entre as gerações. Sociedades com múltiplas culturas apresentam diferentes maneiras de formar o cidadão, mas sempre a educação esteve presente, seja ela formal, informal ou não formal. Assim, é necessário que se repense o papel da educação diante das exigências sociais e políticas de nossa sociedade, não só o papel da educação, mas também o papel e a responsabilidade dos próprios professores.
.
Porto Velho – Ro 2012