direito da sociedade
Ezequiel de S. Dias
O surgimento da
Ciência da Sociedade
Prof. Silas Guerreiro
SUMÁRIO
Introdução 3
Fatores do Surgimento da Ciência da Sociedade 4
A Sociedade como Objeto de Estudo 5
Grandes Transformações da Sociedade 6
Introdução
Desde os primórdios o ser humano vive em agrupamentos, isso facilitava a busca por alimentos, trazia segurança em momentos de dificuldades com a natureza e animais selvagens, etc. O ser humano sempre indagou sobre sua existência e convívio. Essas indagações fizeram surgir o conhecimento de causas. Esse conhecimento no início era mítico que passava de geração a geração através da cultura, ou seja, dos costumes, das histórias, lendas e crenças.
Porém esses conhecimentos míticos foram ficando superficiais diante do desenvolvimento das faculdades mentais do ser humano, ou seja, à medida que ele desenvolvia sua capacidade de pensamento, sentia a necessidade de obter mais concretamente as respostas para seus anseiose explicar a realidade. Daí surge o pensamento filosófico que se baseia nas hipóteses e tentativa de descobrir as leis que regiam o mundo. Esse pensamento filosófico foi desenvolvido pelos gregos, e por isso chamamos de milagre Grego.
Com o passar do tempo às ciências da natureza se consolidou e estavam bem estabelecidas. Restava então estabelecer as leis para uma ciência social. No séc. XIX assenta-se as ciências sociais e, neste trabalho veremos sua origem, o objeto de estudo e suas transformações.
Fatores do Surgimento da Ciência da Sociedade
No séc. XV, houve muitas mudanças na Europa dando início a uma nova era marcada pela “inovação na organização do trabalho e por transformações no modo de conceber o