Direito constitucional
Fernanda Vieira Doni
ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO
CURITIBA
2012
Fernanda Vieira Doni
ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de nota na matéria de Direito Constitucional I para o curso de Direito na faculdade de Ciências Humanas da Universidade Tuiuti do Paraná.
CURITIBA
2012
ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO
CAPÍTULO I Da fé aos juízes, primeiro requisito do advogado
O primeiro requisito para ser um advogado deve ser, mesmo sendo favorecido pela lei e consciência, acreditar que terá um resultado justo. Nas razões defendidas por ele e, principalmente, acreditar que encontrará um magistrado que entenderá suas razões e lhes dará a almejada justiça, mesmo que seu opositor seja mais eloqüente desde as suas petições em papel até a sua forma verbal na forma forense. Apesar de tudo parecer muito simples não o é, pois o magistrado é sempre uma caixa de surpresa podendo, apesar de acreditar em suas razões, dar a vitória ao seu opositor por uma questão de estética jurídica. Também é comum a surpresa do advogado quando, mesmo seu opositor sendo tão esmerado ele não obtém a vitória.
CAPÍTULO II Dos bons modos (ou da discrição) nos julgamentos
Neste capítulo será falado sobre a etiqueta judiciária que é responsável pela perturbação do advogado durante a audiência, principalmente quando o mesmo deve se manter tranqüilo quando lhe cortam a palavra esfriando seu clamor por justiça. Em tempos remotos o processo era como um duelo onde o magistrado era como um árbitro ditando as regras do jogo e observando o malabarismo dos advogados. O advogado fora do tribunal é um ser humano contido e educado, porém