Direito civil
INTRODUÇÃO
Doença tropical e parasitária que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo, a malária está presente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. O maior foco de transmissão é a África Subsaariana onde ocorrem 90% dos casos no mundo. A malária é endêmica em 53 países na África ( incluindo oito países ao sul), em 21 países nas Américas, quatro países na Europa e 14 na região leste do Mediterrâneo, e no sudeste Asiático. No Brasil, a área endêmica é conhecida como Amazônia Legal, sendo composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
CONCEITO
1. AGENTE ETIOLÓGICO
Protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies causam a malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Uma quarta espécie, o P. ovale, pode ser encontrada no continente africano 2. MODO DE TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
3. PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE
O homem infecta o mosquito enquanto circulem no sangue gametócitos infectantes em número suficiente para que o mosquito, ao sugá-lo, possa ingerir gametócitos de ambos os sexos. Em casos sem tratamento ou insuficientemente tratados, pode ser fonte de infecção para o mosquito durante mais de três anos na malária quartã, de um a três anos na malária por P.vivax e, geralmente, não mais de um ano para P. falciparum.
O