direito civil - prole eventual
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
A REPRODUÇÃO ASSISTIDA POST MORTEM E O STATUS DO
CONCEPTURO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Por: Deborah Farah Sobrinho
Orientador
Prof. Francis Rajman
Rio de Janeiro
2011
1
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
A REPRODUÇÃO ASSISTIDA POST MORTEM E O STATUS DO
CONCEPTURO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Direito Privado.
Por: Deborah Farah Sobrinho.
2
AGRADECIMENTOS
....aos amigos e parentes pelo apoio e pelas opiniões/sugestões e ao professor orientador pela atenção e respeito ao trabalho ora apresentado......
3
DEDICATÓRIA
.....dedico a minha mãe pelo apoio, tolerância e por
acreditar
em
mim
incondicionalmente......
4
RESUMO
O presente trabalho monográfico tem como escopo proceder a uma análise preliminar dos conceitos inerentes ao Direito Sucessório e de seus institutos peculiares. Visa, ainda, clarificar em que consiste a reprodução assistida, suas espécies, técnicas utilizadas e como é tratada pela legislação nacional. Salientam-se, também, aspectos relacionados às concepções éticas no que diz respeito ao tema e a necessidade da observação dos direitos fundamentais, os quais não podem e nem devem ser afastados seja qual for a circunstância. Entretanto, a questão central objeto da presente monografia são os casos de reprodução assistida após a morte de seu genitor, como se deslindaria esse eventual direito sucessório do concebido. Ambiciona-se, aqui, traçar um panorama de como a doutrina e a jurisprudência vem se manifestando, posicionando acerca do tema, bem como as concepções do direito estrangeiro, do direito comparado nas situações de inseminação post mortem e a aplicação dos direitos sucessórios.
Palavras-chave: Direito Sucessório; Reprodução