guerra fria
O ponto máximo da Guerra Fria foi quando os Estados Unidos forneceram apoio económico à parte ocidental da Alemanha e de Berlim, cujas três partes (americana, francesa e britânica) se haviam
juntado. Mas Estaline, líder da União Soviética, considerou esse apoio financeiro uma afronta dos EUA e por isso, em 1948, bloqueou todas as vias e acesso ao sector ocidental da cidade. Mas a cidade continuou a ser abastecida graças a ajuda aérea (à esquerda). O bloqueio a Berlim, quase deu em guerra, mas acabou por ser levantado em 1949, formando-se a República Federal Alemã, a Oeste, e a República Democrática da Alemanha, a Este.
Em 1961, o governo da RDA construiu um muro (em baixo) sobre a linha que dividia as duas partes da cidade para impedir a passagem de pessoas de Berlim Oeste para Este e vice-versa.
Conseqüências Enquanto estava ocorrendo (até antes da derrubada do muro de Berlim) as conseqüências foram a divisão do mundo em dois blocos: Socialista e Capitalista (invasão na américa latina dos costumes e ideologia dos norte americanos); a corrida nuclear (acúmulo absurdo de armas atômicas e desenvolvimento de foguetes balísticos); a corrida espacial (destacando: lançamento do primeiro satélite pelos russos, pouso na lua pelos norte americanos, estação espacial pelos russos); medo/certeza da destruição/aniliquilação total da humanidade.
2) Depois de acabar, os EUA se consolidaram como "polícia" do mundo; houve a separação da URSS (União Sovietica); houve separação/guerra em vários países do leste europeu; houve "abertura" dos mercados