Direito canonico
Este artigo é parte de uma pesquisa proposta pelo roteiro de trabalho da disciplina história do direito-docente Vanusa.
Cujo tema está situado no campo do Direito,abordando o Direito Canônico,sobre seus conceitos de Direito canônico,seus métodos e procedimentos de investigação,suas penalidades,os principais acusados ou perseguidos,a extensão deste direito para o Brasil no período colonial,fazendo uma breve comparação entre seus métodos de tortura e os métodos usados nas ditaduras militares.
Para isto, foi feito um levantamento bibliográfico, com uma leitura organizada das obras, com o objetivo de compreender a relação das mesmas,sobre os temas que envolvem o Direito canônico (Medieval,Moderno e Brasileiro).
Por fim, foi realizado um confronto das diferentes obras pesquisadas, esse confronto permitiu ordenar as respostas e reflexões sobre os temas.
2 Metodologia Para a realização do estudo foi realizado uma pesquisa de apoio,com base e objetivo de analisar os diversos métodos de tratamento sobre os temas, focando nas informações obtidas em material já publicado e encontrado em artigos na base de dados do Google Acadêmico.
Foram utilizadas palavras de busca como Direito canônico,período colônial,métodos de tortura,ditaduras militares e conceitos.
Encontrando vários artigos,separando assim os que estavam mais apropriados com o tema e com o objetivo do estudo.
3 Desenvolvimento
O Direito Canônico ou Direito Eclesial é o corpo jurídico da Igreja católica, ou seja, um conjunto de regras e normas jurídicas que alcançam todas as pessoas pertencentes ao catolicismo em qualquer parte do mundo. Na idade média o poder eclesiástico atingiu o seu apogeu,os reis recebiam o seu poder da igreja, que os sagrava e podia excomungá-los. O cristianismo começou com muita simplicidade, mas, na medida em que conseguia consolidar a sua estrutura, foi, gradativamente, elaborando suas próprias regras, que, com o passar do tempo, chegariam constituir um