Meu filho..
Os servidores web são responsáveis por armazenar paginas de um determinado site e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos. Cada lado exige também um programa especializado para negociar a troca de dados; no caso do cliente, um browser como o Internet Explorer é usado.
No lado de servidor, porém, as coisas não são tão simples. Existe uma miríade de opções de software disponível, mas todos têm uma tarefa semelhante: negociar transferências de dados entre clientes e servidores via http (Protocolo de Transferência de Hipertexto), o protocolo de comunicações da Web. O software depende do sistema operacional escolhido para o servidor. Por exemplo, o IIS da Microsoft é uma escolha popular para Windows, já os fãs do Unix escolhem o Apache.
Uma comunicação simples entre o cliente e o servidor Web funciona da seguinte forma:
1. O browser do cliente decompõe a URL (o endereço da página) em para várias partes separadas, tais como o nome de domínio, nome da página e protocolo. Para a URL http://g1.globo.com/economia/,o nome de domínio é http://g1.globo.com, o nome da página é economia e o protocolo é o http.
2. Um Servidor de Nome de Domínio (DNS) traduz o nome de domínio informado pelo para seu endereço de IP, uma combinação numérica que representa o endereço real do site na Internet (um nome de domínio é somente uma ferramenta para facilitar a memória). Por exemplo, o domínio g1.globo.com é traduzido para o endereço IP real 186.192.82.114. A utilização de um nome de domínio é de grande ajuda, pois é muito mais fácil gravar nomes do que números.
3. O browser agora determina que protocolo vá ser usado. Os exemplos de protocolos incluem FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo), e http (Protocolo de Transferência de HiperTexto).
4. O servidor passa então a recuperar os