direirto
1 INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos industriais e urbanos merecem cada vez mais atenção de especialistas e do poder público dos países que se dedicam ao trabalho de melhoria da qualidade ambiental. Todos os países, não importando sua localização ou seu "status" internacional, produzem milhões de toneladas por dia de resíduos, o que justifica a obrigatoriedade da criação de mecanismos que produzam a conscientização, o desenvolvimento e a implantação de tecnologias para reverter este quadro. A aplicação de tecnologias apropriadas e ecologicamente corretas, provocando assim uma redução da utilização de recursos naturais, de desperdício, da geração de resíduos e poluição, é uma ação de prioridade mundial. A produção eficaz e a poluição zero advinda desta é o desafio inerente às estratégias de produção mais limpa, cujo objetivo principal é evitar a geração de resíduos e emissões, a partir de um enfoque preventivo. Existe uma preocupação em aperfeiçoar o uso da biomassa, para gerar menor quantidade de resíduos e garantir sua reciclagem industrial, reintegrando materiais residuais ao ciclo produtivo de forma a evitar gastos com tratamento e disposição; incentivando a promoção de tecnologias limpas e o uso racional de matéria-prima natural é o grande desafio mundial para este novo milênio.
* alexandra.ferreira@oi.com.br; dianafernandes002@hotmail.com; renatin7l@yahoo.com.br; cunhathaisamanda@gmail.com; thiala.almeida@yahoo.com.br; (Acadêmicos do Curso de Administração da instituição UNA Betim 5º Período).
** Leonardo Lara; (Professor de Gestão Ambiental da instituição UNA Betim)
2 Justificativa
A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais, e ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos na busca da sustentabilidade.
Tem - se observado que a destruição da natureza, através da