TEORIAS MOTIVACIONAIS
LUANA MAIA MANTAI RA B7499F-1
Dinâmica das Relações Interpessoais
Motivação – Necessidades Humanas
Gestão em Tecnologia de Recursos Humanos
Universidade Paulista - Unip
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1 Teoria de Maslow 04
2 Teoria de Herzberg 05
3 Teoria de MC Gregor 07
4 Teoria de Vroom 11
5 Teoria de Lawler 13
6 Teoria de Archer ....14
7 Teoria de Rokeach 15
8 Teoria de Mcclelland 16
9 Conclusão 18
10 Bibliografia 19
INTRODUÇÃO
Esse trabalho trata-se de um estudo sobre as práticas de gestão organizacional, e tem como base de estudo as teorias de processos cognitivos que afetam as decisões face ao comportamento no trabalho, ou seja, analisam os processos de pensamento através dos quais as pessoas optam por uma determinada ação de entre outras.
Este tipo de teorias explicitam porque é que a oportunidade de obter uma promoção pode ser atraente para uma pessoa e não despertar interesse noutra.
As teorias de processo são constituídas pelas teorias gerais e pelas teorias organizacionais.
1. TEORIA DE MASLOW
Psicólogo americano nascido em 1º de abril de 1908 na cidade de Nova Iorque ficou mundialmente conhecido pela proposta da hierárquia de necessidades de Maslow também conhecida como pirâmide de Maslow, onde defende o fato de que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
Necessidades fisiológicas básicas: tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
Necessidades de segurança: que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de